Enciclopédias do futebol

Que wikipedia que nada. No lançamento de Um Expresso Chamado Vitória duas presenças encheram o ambiente de bom humor e sabedoria. Estavam lá Clóvis Martins (o de chapéu) e Ivan Soter. Só para clarear a memória: Clóvis tem cadeira cativa na Biblioteca Nacional des 1966. Ou seja: é um pesquisador de longa data. Mantém correspondência com pesquisadores de vários países da América do Sul e da Europa. É autor de livros como Flamengo X Vasco – Clássico das Multidões e Campeonato Carioca – 96 anos de história. Quer mais? É representante no Brasil da International Federation of Football History & Statistics (IFFHS).

Diálogo de enciclopédias: Clóvis Martins (de chapéu) e Ivan Soter. Sobre a mesa, Um Expresso Chamado Vitória.

E quanto a Ivan Soter? Esse mesmo, de cabelo grisalho. É autor de Enciclopédia da Seleção – as seleções brasileiras de futebol e Quando a bola era redonda. É isso mesmo. Naquela época a bola rolava macia nos pés dos craques. Basta ler o que Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida escreveram sobre o time campeão do Vasco e base da seleção dos anos 40, o Expresso Vitória. Soter é um dos maiores estudiosos em seleção brasileira e tem o seu trabalho reconhecido pela Fifa.

Quem está faltando nessa mesa? Nílton Santos… Neném Prancha… Aí, sim, estaria completo o metro quadrado mais completo do futebol brasileiro.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Esportes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: